Resiliência Naturais versus Resiliência Humana
- resilienciaartefam
- 12 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de abr. de 2023
"A flor de lótus possui a semente com maior longevidade e resistência e pode aguentar até 30 séculos antes de florescer sem perder a sua fertilidade."(Ver ref. bibliog.) Ela respeita o seu tempo.
A flor de lótus tem a peculiaridade de ser a única flor que também é fruto ao mesmo tempo.
A flor de lótus é uma espécie de nenúfar que cria as suas raízes na lama de lagos e rios e, quando brota, sobe à superfície, desabrocha num espetáculo de enorme beleza.

Fonte: Foto da pixabay
A flor de lótus, é uma flor com bastante resiliência, é uma das suas caraterísticas principais.
"A flor de lótus representa o poder da resistência psicológica como capacidade para transformar a adversidade em potencialidade. Suzanne C. Kobasa, psicóloga da Universidade de Chicago, conduziu várias pesquisas nas quais detectou que os indivíduos com personalidade resistente têm uma série de características em comum. Costumam ser pessoas de grande compromisso, controle e orientadas ao desafio.
“As pessoas mais belas com as quais tive a oportunidade de me encontrar são aquelas que conheceram a derrota, conheceram o sofrimento, conheceram a luta, conheceram a perda e encontraram o seu jeito de sair das profundezas.” Elisabeth Kübler-Ross
Mais tarde esta explicação foi transformada no termo resiliência, a essência da personalidade resistente.
A resiliência é definida como a capacidade dos indivíduos de superar períodos de dor emocional e grandes adversidades.
A flor de lótus implica uma metáfora maravilhosa de como existem pessoas capazes de dobrar a dor e desdobrá-la posteriormente em forma de serenidade, autocontrole e persistência."(Ver ref. bibliog.)

Fonte: Foto da pixabay
A flor de lótus – ou lótus sagrado como é conhecido na Ásia ( hasu em japonês), o lótus indiano e o lótus egípcio – significa pureza espiritual, perfeição, paz, sabedoria, sol, energia, prosperidade, fertilidade, renascimento, nascimento, sensualidade e sexualidade. Ela brota de um chão lodoso. Estas flores (são comestíveis) chegam a tingir 3 metros de altura, as suas folhas são grandes e crescem em altura.
É representado com oito pétalas, as quais estão associadas às oito direções do espaço, é considerado um símbolo da harmonia cósmica, por isso, aparece frequentemente nas mandalas.
Na prática do Yoga, a posição de Lótus (Padmasana), também é a mais tradicional na meditação, em que a pessoa se senta e entrelaça as pernas, colocando as mãos nos joelhos.

Fonte: Foto da pixabay
O nenúfar (suiren em japonês) é uma flor que é um símbolo de renovação, sabedoria, inspiração, transformação e crescimento espiritual. Está associado à cura, à proteção e à boa sorte. Os antigos japoneses acreditavam que o nenúfar poderia ajudar as pessoas a encontrar a sua verdadeira essência espiritual. Os nenúfares crescem na água, são mais pequenas, bem como as suas folhas e flutuam na água (não são comestíveis).

Fonte: Foto da pixabay
Referências bibliográficas:





Comentários