Diferenças entre Arteterapia e Arte-terapia
- resilienciaartefam
- 23 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
A utilização dos dois termos é correta, no entanto, a Arterapia segue uma linha interpretativa, tudo o que é produzido pelo indivíduo/criador artístico/cliente é analisado e interpretado pelo terapeuta, seguindo os preceitos da Psicanálise criada por Sigmund Freud.
Enquanto na Arte-Terapia é seguida uma linha não interpretativa, ou seja, todo o material artístico que é produzido serve para o terapeuta entender o conteúdo criativo, sem interpretação. É o indivíduo/criador artístico/cliente desse material que dá as explicações, implicações e relações entre os elementos que aparecem nas suas produções artísticas. Esta linha segue os preceitos da Psicologia Analítica criada por Carl Gustav Jung.
"A arteterapia é um método baseado no uso de várias formas de expressão artística com uma finalidade terapêutica"
in REIS, Alice Casanova dos; 2014; Arteterapia: a Arte como Instrumento no Trabalho do Psicólogo, PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2014, 34 (1), 142-157
"A Arteterapia se apresenta como meio expressivo e curativo que contribui de modo natural para o desenvolvimento infantil e propõe uma melhora da qualidade de vida da criança por meio da promoção e da prevenção da saúde."
in VALLADARES-TORRES, Ana Cláudia Afonso; 2021; Arteterapia na saúde: da dor à criatividade. Curitiba, PR: CRV, 2021. 166p. Vol.1
Em qualquer das formas, o que é importante na arte são os sentimentos, as sensações, os insights, as emoções que o indivíduo/criador artístico/cliente tem ao se expressar de qualquer forma artística. É um reconhecer de si próprio e de integrar todas as partes de si, durante todo o caminho.





Comentários